Novos Aares - O nome
Um jovem casal, Natália e Daniel, no início de sua vida comum, decidido a experimentar a Europa, mais precisamente a Suíça. O motivo profissional enriquecido pela oportunidade sócio-cultural. Geograficamente ligando as duas cidades estabelecendo um eixo sinuoso - a morada e o trabalho, Solothurn e Berna - o Rio Aare. Nascido nos Alpes, 295 km de extensão na planície Suíça indo desaguar na margem esquerda do Rio Reno.
Amigos e apreciadores, sintam-se a vontade em nos acompanhar e encorajados a comentar!
Amigos e apreciadores, sintam-se a vontade em nos acompanhar e encorajados a comentar!
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Com um nó na cabeça e outro na língua
Como vocês sabem a Suíça, apesar de ser uma país bem pequeno, tem 4 línguas oficiais: o alemão, a francês, o italiano e o romanche. As pessoas por aqui são poliglotas por natureza, o que eu acredito que facilite o aprendizado de outras línguas. Aqui no cantão onde moramos a língua oficial é o alemão, porém algumas palavras se misturam, eles dizem "ciao" que é tchau em italiano ou "adieu" que é em francês. Hoje fomos jantar numa cantina italiana e os garçons nos atenderam em italiano como se fosse normal. Meu, fala pra ele que não é. Mas o Dani adorou né, falou italiano e tudo com o garçon que ele pensou que fossemos italianos hahaha. Mas tudo bem. Saimos de lá e fomos em uma lojinha super gracinha numa galeria, entramos e começamos olhar e o dono veio todo simpático conversar e o Dani disse que éramos do Brasil e de repente o moço começa arranhar um português, disse que conhecia o Brasil e tal. E o mais importante dessa história toda é que as pessoas por aqui fazem isso o tempo todo, e não pra treinar o idioma diferente, mas para inserir pessoas. Quando não se fala nenhuma das línguas do país deles aí aparece o bom e velho inglês que conecta todo mundo. Até euzinha com meu inglês macarrônico e alemão engatinhando consigo me comunicar. Então a receita é aprender com eles a misturar tudo o que se sabe e se comunicar de qualquer maneira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito legal esse lance deles falarem outro idioma para inserção de algúem!
ResponderExcluir... é como dizem: Quem tem boca vai ao MUNDO! ... e o MUNDO vem à nós!!!
beijos, bom final de semana! E não se esqueçam de cantar o hino do Brasil first thing on Monday morning! Beijos Ligia & Rafa
A isto chamamos de linguagem universal...nao importa o idioma, o que importa é a conectividade entre os povos, o crescimento de cultura e informaçao.
ResponderExcluirMaravilhoso isto!!!!
Aproveitem!!!
Fico por aqui torcendo por vcs.
Beijos da prima
Marcia Fernandes