A cidade de Solothurn tem uma relação toda especial com o número 11. Este número tem algo de místico aqui, com o desenvolvimento desde os tempos antigos notaram que por algum motivo o número 11 estava sempre presente: Solothurn foi o 11º cantão (estado) a associar-se a Confederação Helvética que depois veio a chamar-se Suíça, na cidade antiga há 11 fontes, as escadarias tem 11 degraus e por aí vai, só não se sabe o que veio antes...
Seguindo uma tendência mundial de cervejas regionais, Solothurn também tem sua cervejaria, a Öufi que é a forma como se diz o número onze - "elf" - só que em alemão suíço - "öufi". Boa pedida para quem vem aqui é conhecer a fábrica e o bar que lá fica. Todas são boas mas a "dunkel" - escura - é, na minha opinião, a melhor. Peçam um pretzel junto, vai complementar sua degustação. Estivemos ontem lá com nossos amigos e foi muito bom!
Acredito que desta explicação acima deriva um outro detalhe cultural, o dialeto suíço do alemão clássico ou "hoch deutsch". Desta comparação entre os dois jeitos de se escrever e pronunciar o número onze vocês podem imaginar o resto! Até a próxima!
Novos Aares - O nome
Um jovem casal, Natália e Daniel, no início de sua vida comum, decidido a experimentar a Europa, mais precisamente a Suíça. O motivo profissional enriquecido pela oportunidade sócio-cultural. Geograficamente ligando as duas cidades estabelecendo um eixo sinuoso - a morada e o trabalho, Solothurn e Berna - o Rio Aare. Nascido nos Alpes, 295 km de extensão na planície Suíça indo desaguar na margem esquerda do Rio Reno.
Amigos e apreciadores, sintam-se a vontade em nos acompanhar e encorajados a comentar!
Amigos e apreciadores, sintam-se a vontade em nos acompanhar e encorajados a comentar!
sábado, 8 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
uma lição de etimologia e gastronomia, hein, pessuta?
ResponderExcluir