Novos Aares - O nome

Um jovem casal, Natália e Daniel, no início de sua vida comum, decidido a experimentar a Europa, mais precisamente a Suíça. O motivo profissional enriquecido pela oportunidade sócio-cultural. Geograficamente ligando as duas cidades estabelecendo um eixo sinuoso - a morada e o trabalho, Solothurn e Berna - o Rio Aare. Nascido nos Alpes, 295 km de extensão na planície Suíça indo desaguar na margem esquerda do Rio Reno.
Amigos e apreciadores, sintam-se a vontade em nos acompanhar e encorajados a comentar!

terça-feira, 2 de março de 2010

Literalmente cinzas na quarta...



Fechando o bloco carnavalesco suíço temos que mencionar a "Queima do boneco" ou "Bööggeverbränne" em alemão suíço. Pois é, na quarta-feira de cinzas, simbolizando o fim dos festejos e início da quaresma acontece esta cerimônia. A comissão organizadora junto com ex-membros entram em fila pela cidade antiga, ao som de tambores em uma marcha melancólica pela rua principal que leva a praça do mercado - "Märetplatz". Lá está um boneco de vários metros de altura. Este é sempre temático em alusão a assuntos locais. Junto com a comissão vem um caminhão com um fogo e alguns membros vão jogando pólvora das mais diversas cores. Detalhe que a iluminação pública é apagada. Pontualmente às 20h eles se postam ao redor do boneco e ateiam fogo nele. É incrível, muito bonito. Após o fogo se apagar, ainda como tradição as cinzas da estrutura que sustentava o boneco são carregadas pelas crianças até a ponte sobre o Rio Aare e de lá é atirado às águas do rio. Tradição é tradição! Mas como estamos na Suíça alguns detalhes técnicos são calculados: primeiro que bombeiros estão a postos durante todo o percurso; segundo que antes de ser atirado ao rio às cinzas são envoltas num plástico para que não afunde e polua o rio, após alguns minutos boiando e as pessoas se dispersarem aquilo é retirado das águas... Responsabilidade é responsabilidade!

3 comentários:

  1. ... e é por essas e outras q eu não queria mais vir embora...
    Ligia & Rafa - esperando-os para um almocinho mineiro na quinta!!!BRASIL!!!

    ResponderExcluir
  2. Isso que eu chamo de fechar com chave de ouro! Que cerimônia simbólica! Deve ter sido muito legal! Beijos e até amanhã!

    ResponderExcluir
  3. é muito legal no fim né, toda a organização dos suiços! adoro seus posts!
    até qdo vcs ficam aí?
    bjs

    ResponderExcluir