Novos Aares - O nome

Um jovem casal, Natália e Daniel, no início de sua vida comum, decidido a experimentar a Europa, mais precisamente a Suíça. O motivo profissional enriquecido pela oportunidade sócio-cultural. Geograficamente ligando as duas cidades estabelecendo um eixo sinuoso - a morada e o trabalho, Solothurn e Berna - o Rio Aare. Nascido nos Alpes, 295 km de extensão na planície Suíça indo desaguar na margem esquerda do Rio Reno.
Amigos e apreciadores, sintam-se a vontade em nos acompanhar e encorajados a comentar!

sábado, 23 de janeiro de 2010

A regra é clara!

A Suíça é um país onde regras são extremamente respeitadas. Regras formais e regras informais. Por exemplo: aqui tem pouquíssimos feriados, trabalha-se das 8 as 17h com 1 hora de almoço. Porém descanso é descanso e isto tem que ser respeitado. Após 20 horas não se faz barulho. Em finais de semana não se corta grama, utiliza-se máquinas que fazem barulho alto, incomoda-se as pessoas por motivo algum... E isto é respeitado. E isto também tem que ser respeitado, por lei. Ontem lendo o jornal descobri que uma coisa que fizemos muito, e na verdade era nosso ritual de domingo é proibido e poderíamos ter sido multados. Dois casos: um político importante daqui tomou uma multa de 80 francos suíços por jogar lixo reciclável em uma estação de coleta em um domingo. É proibido! Mas a intenção é boa. Tudo bem faça de segunda a sábado em horário comercial pois caso contrário é multa, independente de quem você for. Outro caso foi no dia da nevasca forte que teve aqui há umas três semanas. Um camarada que tinha um tratorzinho em casa e quis ajudar, fez na hora errada, isto é, colocou ele pra funcionar às 20 horas... ah, mas foi pra abrir a rua... não interessa, se tiver que abrir a rua a prefeitura fará isto, você fica na sua casa. Resultado: multa!!! A regra é clara!
E vem a pergunta: eles são irredutíveis? Sim, barganha aqui não funciona. Mas confie que existem lampejos de flexibilidade. Tive um exemplo ontem. Peguei um ônibus que de pararia a uma distância longe antes da estação de trem. O motorista virou e me perguntou onde eu precisava ir e como estávamos só nos dois no ônibus ele me levou atéonde eu quis. Só tinha eu no ônibus, a luz interna apagada. Foi uma experiência pode-se dizer insólita. Mas me salvou uma pernada!!!

2 comentários:

  1. Oi Nathalia! Faz tempo que nao comento, mas estou sempre lendo tudo! Agora esta não pude deixar de comentar! Pelo visto o lado alemão da Suiça é ainda mais "mala" do que a Austria! Afe! A regra é clara: tudo bem que aí tudo funciona, mas acho que a vida é bem mais sem graça com este tanto de regra! Feliz do motorista do onibus que tem um certo molejo né!?
    bjs

    ResponderExcluir