Novos Aares - O nome

Um jovem casal, Natália e Daniel, no início de sua vida comum, decidido a experimentar a Europa, mais precisamente a Suíça. O motivo profissional enriquecido pela oportunidade sócio-cultural. Geograficamente ligando as duas cidades estabelecendo um eixo sinuoso - a morada e o trabalho, Solothurn e Berna - o Rio Aare. Nascido nos Alpes, 295 km de extensão na planície Suíça indo desaguar na margem esquerda do Rio Reno.
Amigos e apreciadores, sintam-se a vontade em nos acompanhar e encorajados a comentar!

domingo, 13 de setembro de 2009

Basel + Van Gogh



Gente do céu quanta coisa bonita vimos hoje! Peraí que vou pegar fôlego pra contar... Fomos pra Basel ver a exposição de Van Gogh. Vamos por partes, chegamos em Basel por volta das 11:30h, mas como nossas entradas eram pras 15h passeamos pela cidade. Fomos na Altstadt onde fica o centro comercial de Basel, com todas as lojas mais badaladas. Naquele mesmo modelo das outras cidades daqui, lojas modernas em prédios históricos, muito interessante. Basel, ou Basiléia é a segunda maior cidade da Suíça. Descemos até o rio Reno e passamos pela "Ponte do Meio", que dá uma vista maravilhosa da cidade e do próprio rio que estava cheio de embarcações e gente nadando (e olha que tava frio...). O sol novamente nos presenteou com um dia lindo, sem chuva nenhuma. Então aproveitamos e caminhamos às margens do Reno por mais ou menos uma hora. Gente bonita e bem vestida, logo se vê que é uma cidade cosmopolita. Passamos por duas igrejas lindíssimas no caminho do museu, a Elisabethenkirche e Münsterkirche. Então chegamos no museu (Kunstmuseum de Basel). Lotado de gente, uma fila bem grande, mas valeu demais. A exposição continha 75 obras do pintor Vincent Van Gogh. Pof morri! Na verdade morri e ressuscitei várias vezes lá dentro. Meu Deus! Como é diferente ver tudo isso ao vivo e pensar que foi ele que pintou tudo aquilo e contextualizar a história dele, que é bem triste (detalhe: vendeu apenas um quadro enquanto vivo por 400 francos), com toda aquela riqueza de cores misturadas. Gente é muito lindo mesmo! Alguns dos quadros ficam lá, pois fazem parte do acervo do museu, mas a grande maioria fica espalhada pelos nos museus de arte do mundo. Depois de bem vista e guardada no fundo do coração aquilo tudo, ainda continuamos o passeio pelo museu, e ainda pudemos nos maravilhar com Monet, Renoir, Matisse, Gauguin, Corot, Degas, Rodin, Picasso, Miró e outros tantos que encheram nossos olhos. Saímos de lá extasiados e surpresos com tanta beleza! Voltamos pra casa digerindo e absorvendo tudo isso. Definição pro dia de hoje: maravilhoso!
PS: Pra ver as fotos em tamanho maior é só clicar em cima!

2 comentários:

  1. Num güento mais tantas coisas lindas e interessantes que vcs tem visto aí... tô com início de ... "invejinha"... (boa, claro!)
    Beijos e boa semana,
    Ligia & Rafa

    ResponderExcluir
  2. Oi Dois.... Espero que desta vez o comentário chegue, mas tenho lido sempre o blog e tudo realmente é muito lindo. Estou muito feliz por vcs e desejo do fundo do coração que essa viagem lhes rendam muitos frutos. Grande beijo. Karin

    ResponderExcluir