Novos Aares - O nome

Um jovem casal, Natália e Daniel, no início de sua vida comum, decidido a experimentar a Europa, mais precisamente a Suíça. O motivo profissional enriquecido pela oportunidade sócio-cultural. Geograficamente ligando as duas cidades estabelecendo um eixo sinuoso - a morada e o trabalho, Solothurn e Berna - o Rio Aare. Nascido nos Alpes, 295 km de extensão na planície Suíça indo desaguar na margem esquerda do Rio Reno.
Amigos e apreciadores, sintam-se a vontade em nos acompanhar e encorajados a comentar!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Vai de quê? Vou de trem!




Sai 06:33h, chega 07:09h: Solothurn-Berna. Sai 17:35h, chega 18:12h: Berna-Solothurn. Com essa precisão você pode contar. Se tem um lugar confiável pra você acertar o horário do seu relógio é na estação de trem! SBB CFF FFS é a empresa suíça que administra a malha ferroviária. Vamos aos detalhes... Compra de bilhetes em guichê só se forem trechos mais complexos senão é na máquina. Quer viajar de graça, pode tentar a sorte. O controle de bilhete - cobrador - é eventual, o que significa que espera-se que você tenha a passagem mas não é sempre que tem cobrador... e daí? Daí que se você for pego sem passagem paga na hora com uma multa alta e perde qualquer promoção ou abonos da SBB. Mas é ruim perder isso? Sim, péssimo! Numa dessas promoções compra-se uma passagem Berna-Paris por SF$33 (normal seria SF$200). Mas pode-se tentar, caso goste de adrenalina. Eu, por exemplo, viajo todo dia há 1,5 mês e só teve controle de passe UMA vez! Detalhe físico: os trens são muito confortáveis com uma discreta variação. Como tem trem toda hora às vezes pega-se um que passa onde você está e que está em viagem inter países, estes são mais confortáveis. Outro detalhe é que não tem lugares marcados, em horários de pico você pode ficar alguns minutos de pé, mas conforme vai parando você consegue sentar. Para quem vai ficar um tempo mais prolongado aqui há possibilidade de comprar cartões de abono total ou para pagar meio bilhete (semestral ou anual). Mas, precisa mesmo? Sim, precisa porque como quase tudo por aqui, passagem de trem é cara e vale a pena ter um desses para aproveitar ao máximo a vida suíça!

Um comentário:

  1. A-DO-REI saber tudo isso! Tá sendo uma aventura para nós também acompanhar o blog! Espero sempre o final do dia para poder ler o post do dia!!! Isso sim é LEITURA INTELIGENTE.
    Parabéns pelo EXCELENTE blog que vcs dois estão fazendo!!!
    Beijos
    Ligia & Rafa

    ResponderExcluir