Novos Aares - O nome

Um jovem casal, Natália e Daniel, no início de sua vida comum, decidido a experimentar a Europa, mais precisamente a Suíça. O motivo profissional enriquecido pela oportunidade sócio-cultural. Geograficamente ligando as duas cidades estabelecendo um eixo sinuoso - a morada e o trabalho, Solothurn e Berna - o Rio Aare. Nascido nos Alpes, 295 km de extensão na planície Suíça indo desaguar na margem esquerda do Rio Reno.
Amigos e apreciadores, sintam-se a vontade em nos acompanhar e encorajados a comentar!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Marcha soldado!


Entrei no trem dia desses, sentei calmamente no meu lugar quando de repente senta um rapaz com uma metralhadora na minha frente! Não era nenhum terrorista não... era apenas um jovem suíço voltando pra casa enquanto serve ao exército. Então pensei que ainda não havia escrito sobre isso que é interessante. Vamos lá: o exército daqui é o chamado exército de milícia; isso quer dizer que todo cidadão suíço do sexo masculino a partir dos 20 anos de idade é um soldado potencial, treinado e armado e o número de militares de carreira é muito reduzido. Aaaahhhhnnnnnnn, num intindí? Bom, todo indivíduo tem que se alistar e servir por 28 semanas aos 20 anos. Sem exceção, não existe excesso de contingente e conseguir uma dispensa é um trabalho hercúleo realmente. Após isso é necessário servir por três semanas, todos os anos até os 40 aproximadamente. Ao final do seu primeiro serviço você recebe a metralhadora e munição pois em caso de ataque você tem que defender seu país. O movimento de militares neste esquema é constante. Estações de trem principalmente domingo a noite ficam lotadas de militares fardados voltand0 pra caserna (e lotam os trens também...). No trabalho tem sempre alguém faltando pois está servindo... eles vivem isso logicamente alguns gostam outros não. Finalizando, o "canivete suíço" como nós conhecemos chama-se originalmente "canivete do exército suíço" (inclusive mantem-se assim em todas as línguas menos português; "swiss army knife"...) e é outra coisa que você leva quando deixa o primeiro ano de serviço militar. Ele é multi uso e encaixa certinho na ponta da espingarda/metralhadora para ser usada como baioneta. E tenho dito.

Um comentário:

  1. Que loucura! Deve ser fascinante a cena do trem lotado de soldados armados... loucura, loucura, loucura!!! E muito interessante...!!!
    beijos
    Ligia & Rafa

    ResponderExcluir