Novos Aares - O nome

Um jovem casal, Natália e Daniel, no início de sua vida comum, decidido a experimentar a Europa, mais precisamente a Suíça. O motivo profissional enriquecido pela oportunidade sócio-cultural. Geograficamente ligando as duas cidades estabelecendo um eixo sinuoso - a morada e o trabalho, Solothurn e Berna - o Rio Aare. Nascido nos Alpes, 295 km de extensão na planície Suíça indo desaguar na margem esquerda do Rio Reno.
Amigos e apreciadores, sintam-se a vontade em nos acompanhar e encorajados a comentar!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Raclete.


Sábado foi um dia bem cheio. Após chegarmos de Kleine Scheidegg, ainda tinhamos outro programa, diferente e não menos interessante que o da tarde, principalmente se o propósito for conhecer a Suíça. Durante o dia conhecemos um pedaço dos Alpes e à noite o tradicional raclete. Raclete é um prato bem típico suíço, tanto quanto o famoso fondue. É como o fondue, naquele esquema "prepara e come tudo ao mesmo tempo". E também é necessário ter os apetrechos para se fazer, assim como o fondue. Mas não é fondue, é raclete, eles são bem diferentes. Na mesa são colocados os queijos todos cortados em fatias bem grossas e os temperos (picles, azeitona, mini cebola em conserva, pimentas etc.). Então você coloca um pedaço de queijo com o que você quiser colocar de temperos por cima, em um recipiente pequeno de metal (todo mundo na mesa recebe um desses) e coloca sob a resistência que é ligada na energia. Então o queijo derrete junto com os temperos e você coloca sobre mini batatas cozidas no prato. E mangia! Maravilhoso! E isso você vai fazendo sem parar durante todo o jantar, preparando pouco a pouco, mudando os tipos de queijos e aproveitando os sabores. O raclete não é só um jantar, é um evento, pois o jantar se prolonga e a conversa perdura ao redor da comida. É costume também comer acompanhado por chá preto. Bem diferente, né. Aprendendo novos costumes e culturas.

2 comentários:

  1. Eu quero! tãnãnã! Eu quero! tãnãnã!
    Fiquei morrendo de vontade desse tal de raclete! Parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Eu já comi uma vez na casa de uma amiga! É realmente muito interessante... pena q estávamos no Brasil, e estava calor... Quero a versão Suiça agora!!!

    ResponderExcluir